Dois processos que irão alavancar suas finanças em 2023.

Dois processos que irão alavancar suas finanças em 2023

 Fim de ano é aquela correria, muita gente entrando de férias, recesso, preguiça, desorganização.

Porém, no mundo tributário, é época de muito trabalho. Afinal, é o momento perfeito para programar, reprogramar, analisar e se preparar para o próximo ano. 

Ao propósito de te ajudar a organizar as finanças de sua empresa para 2023, vamos te dar uma mãozinha com este artigo, que irá tratar de:

  • Gestão financeira;
  • Planejamento tributário;
  • Como obter o melhor dos dois processos;

Continue a leitura deste artigo e fique por dentro.

Gestão Financeira

Antes de mais nada, a gestão financeira pode ser explicada de forma simples, pois trata-se de uma administração estratégica, que tem como função cuidar dos recursos monetários de uma empresa. 

Embora em tese pareça bem descomplicado, sua aplicabilidade pode ser considerada complexa, o que torna necessário domínio em muitas ferramentas da contabilidade e conhecimentos variados. 

A importância da gestão financeira é em suma, estratégica no que diz respeito às finanças de uma empresa, por isso, podemos concluir sua importância, como uma ferramenta que quando bem utilizada traz muitos benefícios. E quando mal gerida, ou até mesmo deixada de lado, acaba por comprometer a saúde financeira dos empreendimentos.

É através de uma boa gestão que a possibilidade competitiva sobre produtos e serviços aumenta, levando o setor financeiro dos empreendimentos a manter e aumentar sua capacidade monetária.

Para isso é interessante que haja auxílio de uma assessoria contábil, ou de gestão especificamente.

Mas descubra como planejar sua gestão para o ano de 2023 a seguir:

Além de ser indispensável o auxílio de assessoria e consultoria, também existem pontos importantes que você empreendedor precisa observar e garantir. 

Para facilitar o processo na criação de um plano de ação para o próximo ano, atente-se a:

  • fazer controle sobre seu fluxo de caixa;
  • opte por um planejamento financeiro;
  • Controle seu estoque;
  • Controle também o capital de giro;
  • Atente-se ao mercado atual;

Já que a gestão financeira é uma fase anterior ao planejamento, a seguir leia mais sobre este que é o estudo posterior necessário.

Planejamento tributário

Mesmo que planejamento e gestão tenham certa semelhança e caminhem juntos em seu conceito de controlar e melhorar impostos, contribuições e  finanças de modo geral, existem peculiaridades que divergem entre eles. 

O planejamento serve para encontrar formas de organizar e executar ações que garantam economia nos gastos que dizem respeito a tributos. Claro que tudo dentro das leis que regem este país.

Ele é uma ferramenta da gestão financeira, por isso, acabam por ser confundidos muitas vezes. Embora possa haver confusão, o planejamento tributário é estruturado de acordo com cada empresa. Visando estabelecer as melhores formas de reduzir gastos para determinado empreendimento, referente ao serviço ou produto do mesmo.

Quando falamos sobre o setor tributário, sempre devemos nos ater que regras, leis e normas mudam com frequência, de um ano para outro, de uma hora para a outra e até mesmo em questões de segundos. É por isso que o planejamento existe.

Todo começo de ano é o melhor momento para iniciar seu planejamento, já que chegou ao fim um ano-calendário e se dará início um novo. É neste período que sua empresa poderá assumir planos para os próximos doze meses, a fim de tornar melhores suas atividades referentes a contribuições, impostos, e até talvez reaver valores que irão auxiliar na saúde financeira da empresa.

Para te ajudar a iniciar 2023 com sabedoria tributária e um planejamento eficaz, vamos elencar abaixo três pontos importantes nesta implementação.

Antes de qualquer coisa:

Fique atento aos prazos. Já que não podemos mudar o sistema que rege a tributação do Brasil, é preciso ser diligente com relação às decisões que serão tomadas em tempo hábil.

Um dos fatores que podem ser modificados é o regime tributário, mas esta mudança só pode ocorrer uma vez por ano, e para isso é importante que alguns pontos sejam calculados e estabelecidos, corretamente até o último dia do mês de janeiro.

A fim de que não haja más escolhas na hora de optar pelo regime tributário certo para sua empresa, ressaltamos a importância de analisar e pesquisar qual opção de regime  se enquadra melhor ao seu formato de empreendimento. Já que consequentemente a mudança ocorre apenas uma vez a cada ano, podendo sua escolha ser de bons resultados ou não.

Na sequência:

No momento em que você opta por fazer o planejamento tributário é de suma importância também, analisar o desempenho contábil da empresa no decorrer do ano anterior.

Levar em consideração fatores como, faturamento, gastos, despesas, e a margem de lucro que obtiveram.

Fazer uma análise completa é importante, observar o que deu certo, e os setores que se desenvolveram. Assim sendo, conseguirá com mais clareza enxergar perspectivas novas para o ano seguinte.

Neste sentido, será possível traçar estratégias e metas que se encaixem ao seu negócio como um todo, através disso também poderá ser apurado se é o momento de trocar a forma como declarar seus tributos.

Por fim:

Conheça os regimes tributários, hoje em dia o país conta com quatro formatos de regime tributário, que são os principais, sendo eles: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cada um, contém diferenças referentes à legislação, dessa forma também, apresentam diferentes vantagens e desvantagens para os mais variados tipos de empreendimento. Portanto, são precisamente esses pontos divergentes que devem ser conhecidos por você.

O fator de influência do regime escolhido é de suma importância, como falamos no tópico dos prazos. Estar no regime tributário adequado é que irá tornar possível o crescimento de sua empresa.

Por isso informe-se bem de cada consequência que sua escolha irá acarretar.

Siga para o próximo tópico e entenda como ter uma excelente gestão financeira aliada ao planejamento eficaz, que tornará seu empreendimento mais lucrativo.

Como obter o melhor dos dois processos

A princípio a gestão financeira e o planejamento tributário, são ferramentas estruturadas para implementar melhorias. Ainda assim, é importante para obter o melhor desses processos, que seu negócio conte com auxílio.

Afinal, tais processos são um tanto complexos e demandam conhecimento técnico avançado. Além disso, são necessárias muitas horas dedicadas a eles, semelhantemente cautela e atenção dedicada somente a estes procedimentos. Por este motivo, eleger uma empresa de consultoria, equipada com o melhor software e uma equipe focada, é imprescindível. 

Sem dúvida, para ter uma gestão financeira e planejamento tributário que ofereçam o melhor para sua empresa em 2023, você precisa contar com a maior empresa de Revisão Tributária do país.

Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Nos chame no WhatsApp! Clique aqui!

Aperte aqui para falar com a nossa equipe.

Acompanhe nossos conteúdos postados semanalmente no YouTube e Instagram!

Compartilhar: