passivo fiscal

Passivo fiscal, conheça o pesadelo do empreendedor

As apurações contábeis feitas pela sua empresa, por muitas vezes são geradoras de crédito, por isso analisar todos os dados em minúcias é de extrema importância. Quando é feita a computação desses dados por meio da contabilidade, surgem as oportunidades, o que chamamos de pontos de crédito.

Atualmente é possível utilizar a moderna dinâmica digital para tudo no mundo. Mas, ainda hoje, para quem viveu em tempos longínquos é possível recordar-se de como as finanças eram armazenadas, analisadas e discriminadas.

Entretanto são linhas temporais distintas, e muitos empreendimentos ao longo do caminho tiveram de se adequar às novidades do mundo atual. Essa inovação trouxe consigo, praticidade e agilidade, tanto para os comércios pequenos, quanto para o próprio Estado, que assim conseguiu facilitar seus processos de fiscalização.

Ainda assim, existe um monstro gigante, que anda a passos tão leves que não são ouvidos ou sentidos. E nosso especialista Yuri Ghabril falou sobre esse monstro no vídeo abaixo.

Alguns pontos que iremos apresentar neste artigo:

  • O monstro silencioso “Passivo fiscal”
  • Como identificar passivo fiscal em suas finanças;
  • Como evitar o passivo fiscal;
  • Uma dica de ouro;

O Monstro silencioso:

Quando falamos em revisão fiscal, a primeira coisa que passa  na cabeça das pessoas é, “e se a receita federal vier atrás de mim?”. Este é um dos medos mais comuns, afinal nem todos estão em conformidade com as legislações, por causa das regras e normas tributárias do país.

Muito além de ser pego pela malha fina, outro temor sem precedentes é o do passivo fiscal. Estas questões desnorteiam os empreendimentos da ação de buscar a revisão fiscal. Além disso, embora seja assustadora a possibilidade, o passivo fiscal é mais comum do que parece. 

Os passivos fiscais são desembolsos que geram um alto nível de dubiedade sobre como de fato ocorreram, e muitas vezes eles estão ocultos. O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa.

Esse passivos surgem a partir de condutas administrativas feitas de forma errada pelas empresas, ou seja, quando o empreendimento faz o pagamento dos tributos errado, ou postergado por longo prazo. Eis aí o grande erro. Essas dívidas e tributos se postergadas em demasia acabam tornando-se uma bola de neve gigante.

O risco nessas situações é alto, muitos negócios se perdem nesse processo.

O monstro silencioso, aqui elencado como Passivo fiscal, nada mais é do que um débito.

Contudo é facilmente encontrado e suprimido através do planejamento tributário assertivo desde o início de suas funções.

Como identificar passivo fiscal em suas finanças:

Parece uma questão complexa, já que falamos sobre como o passivo está muitas vezes oculto, mas neste tópico nós vamos exemplificar como facilmente identificar este fator gerador de problemas.

O balanço patrimonial ou contábil, é um relatório demonstrativo da conjuntura financeira de um negócio. Além disso pode ser feito sem previsão temporal, entretanto recomenda-se execução a cada 12 meses.

Este relatório tem como premissas:

  • Verificar o comportamento financeiro da empresa e, desse modo, servir como base para a criação de um bom planejamento estratégico;
  • Acompanhar o trajeto dos recursos financeiros;
  • Apresentar os resultados obtidos em determinado período para sócios e investidores;
  • Melhorar as decisões financeiras do negócio etc.

O Balanço Contábil ideal é o que contém  equilíbrio entre ativos, passivos e patrimônio líquido, ou seja, o total de ativos deve ser igual ao total de passivos. Algo não está batendo em seu balanço final. Eis aqui nosso débito oculto.

Veja a seguir como evitar tal desequilíbrio.

Como evitar o passivo fiscal:

Quando nós analisamos os patrimônios das empresa através do balanço patrimonial, em conclusão, podemos identificar, em suma que os passivos são designados uma conta devedora. 

Afim de identificar esses possíveis débitos que podem estar ocultos em seu negócio, elegemos  alguns fatores que podem te ajudar:

Análise de desempenho financeiro:  antes de tentar quantificar passivos e ativos em sua empresa, é preciso entender o que esses números significam. Então pontuamos alguns fatores que podem te ajudar no aprimoramento deste desempenho:

  • Controle sua finanças, e registre sempre todas as movimentações financeiras. Sendo assim, anote entradas e saídas, tenha em mente e também em documentos de fácil acesso os valores e contratos que dizem respeito a todos os seus bens e serviços.

  • Procure profissionais da área contábil, ou uma empresa especializada e renomada. Esses meios irão ser um suporte de organização e assessoria, que ajudam você a não esquecer de cumprir as obrigações financeiras.

  • Conte com as soluções tecnológicas. Mesmo que tenhamos dito para manter todas as movimentações anotadas em papel. Este “no papel” é apenas uma figura de linguagem. Utilize-se de planilhas otimizadas e sistemas de gestão financeira. Ao fazer uso dessas tecnologias e softwares de inteligência artificial, você automatiza os processos de lançamento de dados e acompanha em tempo real, as situações de passivo e ativo em  suas finanças.

Devemos lembrá-lo que, a revisão tributária é um sistema positivo, um processo que auxilia na descoberta tanto do crédito quanto do débito, e antevê quaisquer incongruências fiscais.

Uma dica de ouro:

Para finalizarmos este artigo, lembre-se de sempre contratar a revisão fiscal com a intenção de encontrar nela, tanto crédito quanto débito. 

Saber se está fazendo o processo correto no pagamento de seus deveres fiscais é tão importante quanto encontrar crédito a ser recuperado.

Quando você faz a  análise do passivo fiscal, está gerando valor na gestão em busca de alcançar os objetivos organizacionais, na formulação e implementação de estratégias e na realização da visão de futuro da empresa.

Busque sempre uma empresa de confiança que trabalhe com 100% de assertividade, com agilidade na entrega de seus trabalhos e te ofereça suporte também na hora de encarar de frente o monstro silencioso.

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e venha fazer parte da empresa que proporciona a maior segurança para o seu negócio.

Se quiser, fale conosco através do whatsapp clicando aqui.

Compartilhar: