IBPT: vilão ou amigo do contribuinte

IBPT: vilão ou amigo do contribuinte?

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) é um órgão público que tem objetivo de ajudar o contribuinte na atualização sobre o sistema tributário. Neste artigo vamos trata sobre a história do IBPT e importância na vida do brasileiro.

Do que se trata este artigo?

  • História e objetivo do IBPT
  • Dia livre de Impostos
  • Impostômetro

Assista o vídeo completo e conheça mais sobre o IBPT

História e objetivo do IBPT

O IBPT surgiu em 1992, uma época que o Brasil vivenciava um momento de mudança e tensão no fim do século 20.

O objetivo do Instituto é reunir estudiosos das ciências contábeis, jurídicas e sociais para debater sobre o Planejamento Tributário no país.

Além disso, o IBPT também se dedica à transmitir informações claras e precisas sobre o sistema tributário, com o propósito de manter a sociedade bem informada sobre o tema.

Dia livre de Impostos

De acordo com os estudos do IBPT, chegou-se a estimativa de que as empresas brasileiras trabalham por até 5 meses no ano somente para pagar tributos.

A partir deste estudo, foi criado o Dia livre de Impostos. Esta data, que acontece todo ano em meados de maio, marca o último dia do ano em que as empresas trabalharam somente para o pagamento de tributos.

Ou seja, depois desse dia, o dinheiro que entra nos cofres das empresas pode ser pensado para investimento e manutenção das empresas.

Impostômetro

Reforçando o intuito de manter o contribuinte informado, o IBPT criou o Impostômetro.

O Impostômetro é um sistema de atualização que visa mostrar à sociedade quanto os governos arrecadam com o pagamento de impostos.

A atualização do contador acontece ao mesmo tempo em que é feita a arrecadação dos tributos. Este sistema está disponível à qualquer pessoa através do site oficial do contador.

Em conclusão

O IBPT surgiu com o objetivo de facilitar o entendimento das pessoas em relação à complexidade do sistema tributário brasileiro.

Porém, mesmo com esse auxílio, mais de 95% das empresas pagam tributos a mais, devido ás diversas mudanças nas normas tributárias.

Por isso, é importante que um serviço especializado, como a revisão tributária, possa atuar ao lado das empresas, para que as burocracias fiscais sejam menos maléficas aos negócios.

Compartilhar: