Dois aliados de peso na ampliação do seu negócio.

Cumprir com as obrigações fiscais e altas cargas tributárias torna-se cada vez mais complicado e oneroso para as empresas no Brasil.

Nosso país dispõe de uma ampla gama de leis e tributos, que são adicionados e alterados pelos órgãos normatizadores em uma fração de milésimos de segundos. Estes fatores por sua vez são indutores de falhas involuntárias por parte das empresas.

Estas falhas se tornam sujeitas ao risco de autuações e também ao pagamento de impostos de forma indevida, além disso, o não aproveitamento de créditos fiscais, o que pode gerar muitos prejuízos financeiros futuros.

Este artigo visa auxiliar você a entender como apenas dois métodos podem evitar todos os problemas decorrentes de erros fiscais.

Esta leitura leva apenas 2 minutos do seu tempo, aprofunde-se no assunto. 

Revisão Tributária e Planejamento

Como já falamos em diversos momentos, não existem dúvidas sobre a alta carga tributária brasileira.

 Além disso, o custo para estar em conformidade com todas as exigências tributárias do país muitas vezes acaba sendo gigantesco.

 Embora essas sejam verdades com as quais devemos conviver e que carregam grande dificuldade de reversão, existem dois fortes aliados que tendem a facilitar a vida do empreendedor, e aumentar a capacidade produtiva das empresas. Com este propósito, eles são conhecidos como, Revisão tributária e Planejamento, ambos andam juntos na batalha pela geração de competitividade de mercado e compliance tributário empresarial.

Através da revisão

É possível garantir que a legislação tributária seja cumprida, mas não apenas isso. Este procedimento viabiliza a otimização das obrigações fiscais, e diminui a carga de impostos e o custo com o pagamento de tributos.

Ademais, com a implementação da revisão tributária, sua empresa tem a oportunidade de se beneficiar com: recuperação de créditos, maior lucratividade nos negócios, apontamento de incentivos ou benefícios fiscais, possibilidade de identificar eventuais irregularidades, e o poder de corrigir possíveis falhas, evitando assim multas e penalidades.

Da mesma forma, o planejamento tributário deve ser considerado como um investimento necessário, já que seu objetivo é proteger o caixa (efeitos financeiros) e a liberação de recursos para que sejam feitos investimentos nas principais atividades do negócio em questão (efeitos econômicos), garantindo que a empresa esteja segura contra futuros riscos.

Antes de mais nada, devemos ter a compreensão de que o planejamento é um conjunto de sistemas legais, bem como a revisão, e que tem como intuito reduzir o pagamento de tributos. Este procedimento pode ser feito baseando-se em três métodos, sendo eles, operacional, estratégico e tático. 

Em suma, para a utilização destes processos, é necessário o conhecimento acerca de todos os setores de uma empresa, para daí definir objetivos e meios de atingir as metas traçadas.

De modo prático

Podemos adotar o planejamento a fim de prevenir à aplicação de multas por descumprimento das obrigações de entrega de informações ao fisco.

Este processo se da através da observância e previsão das alíquotas a serem pagas.

É possível aplicar o planejamento, também na revisão do tratamento tributário das operações, e no contingenciamento de riscos ao aproveitar os créditos. Assim como, o reconhecimento de receitas, e além disso, a aplicabilidade se dá também no levantamento de dados tributários para a tomada de decisões estratégicas pela empresa.

Em conclusão

Assim sendo, concluímos que implantar tanto a revisão tributária, quanto o planejamento na sua empresa é uma forma de rentabilizar. Um meio de desafogar as contabilidades, as demandas tributárias e financeiras.

Além disso, através de empresas especialistas você consegue fazer o uso desses dois processos. De forma inteligente, sendo mais assertiva possível, gerando valor para sua empresa, e contribuindo ativamente para a otimização de suas atividades e ganhos. 

Entre em contato com a maior empresa de revisão tributária do Brasil:

Nos chame no WhatsApp! Clique aqui!

Aperte aqui para falar com a nossa equipe.

Acompanhe nossos conteúdos postados semanalmente no YouTube e Instagram!

Compartilhar: