impostos federais, estaduais e municipais

 Impostos Federais, Estaduais e Municipais.

Sempre que iniciamos um artigo é difícil não trazer à tona o quão complexas são as demandas, e quão altas acabam se tornando as cargas tributárias do país.

Para facilitar a vida de empresários e contribuintes, este artigo irá apresentar os impostos e a diferença entre cada categoria, sendo eles Federais, Estaduais e Municipais.

Esta leitura tomará menos de 5 minutos do seu tempo.

Neste artigo iremos falar sobre:

  • Os impostos são demandados por quem?
  • Os três tipos de impostos;
  • Quais as diferenças desses impostos;
  • Conclusão;

Os impostos são demandados por quem?

Antes de mais nada, devemos lembrar que o pagamento de impostos é uma obrigatoriedade legal, que está descrita na legislação brasileira, e também na constituição de muitos outros países.

Esses impostos existem desde os tempos mais remotos, tendo origem a 4.000 anos A.C, na antiga Mesopotâmia.

Além disso, o desenvolvimento dos tributos fica nítido ao longo dos anos.

Afinal, passou de uma cobrança baseada em colheitas e serviços braçais, a valores monetários divididos e correlacionados com base no ganho de cada indivíduo e /ou empresa. Por conseguinte, passou a ser representado por categorias distintas.

É através do pagamento desses impostos, que o governo consegue manter a manutenção de áreas voltadas à saúde, educação e saneamento básico.

Além disso, uma das verdades sobre o pagamento de impostos, é que uma fração dessa arrecadação é revertida na prestação de serviços básicos para a população do país. 

Além disso, cada imposto tem um destino específico, que se estabelece através do modelo de arrecadação realizada.

Esses impostos são todos de competências do governo. O que varia são as regiões de responsabilidade de cada um, e daí partem as classificações dos impostos, sendo eles classificados como Impostos Federais, Estaduais e Municipais.

Continue lendo e descubra os detalhes de cada um deles.

Os três tipos de impostos

Cerca de 38% de toda a economia do Brasil, é destinada ao pagamento compulsório de impostos, sem contar que ao todo são vigentes 92 tributos.

Dessa forma, os impostos são separados por competência:

Impostos Federais

São destinados à União, e correspondem a 60% das arrecadações no país. Essas arrecadações devem ser destinadas a manutenção do próprio Governo.

Dentre os impostos federais mais conhecidos estão o Imposto de Renda, INSS, IPI e IOF. E esses são apenas os mais famosos, pois a lista é grande, mas como já falamos detalhadamente sobre eles em outro artigo, não iremos abordar cada um deles aqui.

Impostos Estaduais

Neste caso, os impostos são destinados ao Estado, como o próprio nome indica, e o valor é gerido pelo governo estadual.

Dos quais 28%, correspondem às arrecadações do país, sendo o ICMS e o IPVA os mais conhecidos impostos.

Impostos Municipais

Estes são destinados e geridos por cada município, e correspondem a um percentual de 5,5% de toda a arrecadação nacional, como por exemplo o IPTU, ISS e o ITBI.

Além destes pontos, existem algumas diferenças entre eles, veja a seguir:

Quais as diferenças desses tributos

Antes de mais nada, a coleta de impostos federais tem como objetivo custear os gastos do estado, com a intenção de manter o funcionamento.

Além disso, a maior parte dos impostos federais existentes tem cobertura nacional da taxa.

Diferentemente, dos impostos estaduais que tem o objetivo de gerar financiamentos e investimentos em todo o estado.

 Em contraste, os impostos que dizem respeito aos municípios, tem foco na manutenção da administração em determinado município, como forma de oferecer as obrigações públicas aos moradores.

Assim sendo, cada imposto é de competência de um órgão estatal diferente e cumprem suas obrigações conforme determinação de suas diligências.

Continue lendo para saber como administrar cada um desses impostos e usá-los ao seu favor.

Conclusão

Este artigo trouxe um apanhado sobre as diferenças que transpassam os impostos federais, estaduais e municipais.

Uma vez que, estar ciente de todos os tributos, impostos, leis e normas, que existem no país, é uma forma de facilitação.

Bem como, implementar alguns sistemas de ordem tributária possam reduzir custos e aumentar a competitividade de mercado.

Embora ao ler este artigo, você deva ter pensado – ah, mas é muito fácil – recomendamos a busca pelo suporte de especialistas, seja através de empresa de consultoria ou de uma empresa especializada em tributos, visando ter o auxílio necessário do começo ao fim.

Além disso, lembre-se, muito mais que compreender os impostos e a diferença entre eles é de extrema importância manter o pagamento e a declaração de todo tipo de movimentação feita, seja empresarial ou pessoa física.

Entre em contato conosco e descubra nossas soluções tributárias inteligentes para facilitar o seu dia a dia.

Aperte aqui para falar com a nossa equipe.

Acompanhe nossos conteúdos postados semanalmente no YouTube e Instagram!

Compartilhar: