3 maneiras de recuperação de crédito.

3 maneiras de recuperação de crédito.

Em meio a tantas complicações que se seguiram após a pandemia, a crise econômica é uma realidade, não só no Brasil, como em vários países do mundo.

Em meio a esta realidade, existe uma forma de minimizar o impacto das tantas complicações tributárias que conhecemos.

Embora, a recuperação de créditos ainda seja um fato desconhecido para muitos, aqueles que sabem de sua existência podem se beneficiar desse processo. Conforme ja vimos em outros momentos, é possivel através da recuperação, gerar ganhos e suprir demandas relacionadas a pagamentos existentes e investir em inovações para o futuro.

Com a intenção de te auxiliar a entender e fazer uso deste processo gerador de saúde financeira, este artigo contará com maneiras fáceis de recuperar créditos tributários em sua empresa.

Siga a leitura e descubra.

Este artigo trará:

  • 3 modos de recuperar crédito;
  • Como fugir da inadimplência fiscal;
  • Conclusão;

3 modos de recuperar crédito

A recuperação de créditos consiste em fazer o levantamento e análise de todos os impostos pagos nos últimos 5 anos de forma minuciosa, esse processo gera a oportunidade de vislumbrar grandes  possibilidades de crédito fiscal. 

Esta recuperação pode ser feita de 3 formas, seja através da compensação, restituição ou do ressarcimento.

Através da compensação, a empresa em questão possui valores positivos que podem ser resgatados, no entanto, alguns fatores são influentes, como por exemplo: débitos presentes e/ou futuros. Nesses casos, ao invés de ter a devolução dos valores, a empresa deixa os créditos para o abatimento de tais dívidas.

Já na restituição, o processo é muito semelhante ao resgate de imposto de renda. Nesse procedimento a pessoa jurídica informa o valor que foi pago a mais, e faz uma solicitação de devolução desses valores. 

No que diz respeito ao processo de ressarcimento, este tem basicamente a mesma essência da restituição, neste procedimento o que diverge é a origem de devolução. Em suma, na devolução via ressarcimento, a empresa não necessariamente teve recolhimento de tributo a maior, porém tem direito ao crédito, neste caso se limita a apenas duas modalidades de imposto, IPI e PIS/COFINS.

Podemos afirmar que este é um trabalho de planejamento minucioso.

Mas e como eu faço para não ficar inadimplente e poder usufruir de forma positiva dos meus créditos recuperados, siga para o próximo tópico e descubra.

Como fugir da inadimplência

A partir do princípio que a inadimplência é o descumprimento administrativo e não caracteriza crime tributário. Apesar de ser causadora de inúmeros problemas, ainda assim não chega ao ponto de crime punível com prisão, do mesmo modo que a sonegação.

Mas, como escapar da inadimplência?

Neste ínterim, sua empresa deve estar sempre em conformidade com a legislação. Embora, não seja tão fácil fazer quanto falar. A melhor forma de estar em conformidade é seguir um planejamento tributário assertivo, manter todas as documentações necessárias arquivadas, e fazer uso de tecnologias que minimizem as demandas de arquivamento e processamento.

Em suma, o planejamento tributário é a fonte da exatidão no que diz respeito à conformidade junto ao fisco.

Além disso, estar em compliance financeiro não é brincadeira e em muitos casos é necessário o apoio e auxílio de pessoal especializado, siga a leitura.

Conclusão

Para concluir este artigo, observe que ao fazer o processo de análise e apuração referente a seus pagamentos tributários, notas e lançamentos fiscais, a possibilidade de lucro é maior do que para contribuintes que não executam a revisão.

Consiga gerar lucratividade para sua empresa através da revisão tributária. Você consegue recuperar pagamentos a mais, prevenir pagamentos errados, multas e infinitos riscos contábeis.

Descubra a maior empresa de Revisão Tributária do Brasil, e pare de procrastinar para recuperar créditos que podem se tornar saúde financeira em sua empresa.

Entre em contato conosco:

Nos chame no WhatsApp! Clique aqui!

Aperte aqui para falar com a nossa equipe.

Acompanhe nossos conteúdos postados semanalmente no YouTube e Instagram!

Compartilhar: